Ele é filho do verde, Ele é filho das matas! Okê Caboclo!

oke

“Oxóssi quando vem
Ele vem aos pés da cruz
Trazendo a proteção
Para os filhos de Jesus…”

Meu pai caboclo é São Sebastião!

Sincretismo, derivado do termo grego sygkretismós, é a fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos.

Nas religiões afro-brasileira, cada Orixá corresponde a um santo católico, mas, de fato, não se trata de um amálgama*. Na época da escravidão, o culto aos Orixás era encarado como bruxaria e sua prática era proibida e reprimida pelas autoridades. No entanto, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os seus senhores invocavam os seus deuses africanos sob a forma dos santos católicos. Fazendo sobreviver o que de último lhes restavam naquela situação, a fé, disfarçada no catolicismo.

São Sebastião é considerado o santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, e seu dia é comemorado em 20 de Janeiro. Segundo a história, foi um soldado do exército romano durante o ano de 283 d.C, e se alistou com a intenção de afirmar o coração dos cristãos que haviam sido enfraquecidos por causa das torturas. Ele possuía um comportamento calmo com os prisioneiros cristãos, o que levou o imperador a julgá-lo como traidor.

São Sebastião, mártir** de Cristo, foi condenado à morte, sendo amarrado a um tronco de árvore e flechado. São Sebastião mostrava-se um soldado exemplar e assim converteu muitos pagãos ao cristianismo. Tal característica doutrinadora levou a sua associação com o Orixá Oxóssi, cuja a vibração significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese.

 Eu saravei Oxóssi e seus Caboclos! Okê Arô!

Etimologicamente, o nome Oxóssi vem do iorubá Òşóòsì, que pode ser traduzido como “Caçador ou Guardião Noturno”. Oxóssi faz parte do panteão de Orixás africanos cultuados em algumas religiões presentes em solo brasileiro, como a Umbanda e o Candomblé.

Oxóssi é o Orixá da caça e da fartura. Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, a Ele reserva-se o trono do Conhecimento ao lado de Obá.

Consagrado na Umbanda, Oxóssi é uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Oxóssi pertence ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.

No dia 20 de Janeiro, devido ao sincretismo, muitos terreiros de Umbanda prestam homenagem a esse grandioso Orixá. Considerado por muitos como patrono da Linha dos Caboclos, Oxóssi atua no bem-estar físico e espiritual dos seres humanos, trazendo a força, a coragem e a paciência necessária para suportar as dificuldades a serem superadas, enchendo os corações dos seus filhos de amor, paz de espírito e tranqüilidade e, principalmente, dando a ele a sabedoria necessária para transmitir uma palavra de alento e conforto à todos aqueles que estejam sofrendo das enfermidades e aflições deste mundo.

Okê Arô! Oxóssi é Caçador!  
_________________________________________________________________

*Amálgama: Mistura; fusão de coisas ou pessoas distintas que formam um todo: projeto inclusivo, amálgama de múltiplas raças.

**Mártir: Pessoa submetida à suplícios, ou mesmo à morte, pela recusa de renunciar à fé cristã ou a qualquer de seus princípios

Texto: Thayron Duarte

Imagem: Adaptada de: http://umacasadeguerreiros.blogspot.com.br/2013/09/oxossi-o-rei-das-matas.html

Fontes:

SARACENI, Rubens. Código de Umbanda. 1 ed. São Paulo: Madras, 2004.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 589.

Sociedade Espiritualista Mata Virgem. Curso de Umbanda: Oxóssi. Rio de Janeiro, 2011. (Apostila).

Sociedade Espiritualista Mata Virgem. Curso de Umbanda: As 7 Linhas de Umbanda. Rio de Janeiro, 2011. (Apostila).

Candomblé e Umbanda: Religiões Africanas e Sincretismo Religioso. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/candomble-e-umbanda-religioes-africanas-e-sincretismo-religioso.htm>. Acesso em Janeiro de 2017.

Oxóssi: Deus da Caça. Disponível em: <http://horoscopovirtual.uol.com.br/artigos/oxossi-deus-da-caca>. Acesso em Janeiro de 2017.

São Sebastião e os Nossos Dias. Disponível em: <http://arqrio.org/formacao/detalhes/13/sao-sebastiao-e-os-nossos-dias>. Acesso em Janeiro de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s