Orixás Regentes de 2017

a6bab032006745-5685d4cb3b05b1

 

Comumente se ouve por aí a expressão: “Orixá Regente”. Por mais corriqueiro que seja o uso desta expressão, muitas pessoas desconhecem o seu significado. Do ponto de vista da doutrina umbandista, trata-se dos Orixás cujas energias vibrarão em sintonia com planeta Terra, sendo os mesmos responsáveis por reger o planeta por um determinado período de tempo. Uma vez identificados os pólos vibratórios de regência, é possível investir em algumas mudanças no campo amoroso, profissional, sentimental, econômico e afim.

O ano de 2016, foi regido por Oxalá e Iemanjá e teve Exu acompanhando e auxiliando nesta regência.

Oxalá em todas as suas manifestações, trouxe o progresso de Oxaguiã (Oxalá Novo) e a calma de Oxalufã (Oxalá Velho), e nos trouxe a oportunidade de iniciarmos novos ciclos em nossa vida, principalmente no campo da fé.

Exu trouxe muita ordem e cumprimento da Lei. Muitas oportunidades de ajustar desequilíbrios e sanar “pendengas” nos foram dadas. Também fomos muito cobrados pelos equívocos cometidos em nosso caminhar.

Iemanjá, a Mãe do Mundo, nos acolheu em seus braços e consolou as nossas dores, e nos trouxe um pouco de nostalgia perto do fim do ano.

Como todo ano de Oxalá, terminaremos com muitas chuvas. Serão as águas de Oxalá fechando o ano de 2016.

Mais um ano que se finda, e com ele muitas coisas boas e ruins se vão. Talvez no balanço desse ano de 2016 podemos verificar o quanto podemos ter evoluído, ou não. Novos amigos, novos amores, novos rumos talvez aconteceram na vida de cada um de nós. Aprendizagens que guardaremos pelo resto de nossas vidas, lições que nos fizeram refletir. E assim o ano de 2016 se vai.

2017: O ano do Conhecimento, da Fartura e do Amor

No ano de 2017, o Orixá regente será o nosso amado Pai Oxóssi , que regerá intensamente por todo ano, tendo como companhia a partir do mês de julho a força divina da Senhora das cachoeiras, a bela Oxum, que também trará a influência dos Erês. Em paralelo, 2017 também será um ano sob a atenção e a proteção das guardiãs da esquerda, as Pombagiras.

O ano de 2017 será um ano com passagem bem rápida, assim como a velocidade de uma flecha, portanto para quem deseja vencer seus obstáculos, chegar a um objetivo desejado, deverá ser ágil, perspicaz, e não se deixar ser tomado pelo comodismo, pois ao piscar de olhos poderá ficar para trás perdendo boas oportunidades. Oxóssi trará inteligência, sabedoria, caminhos para que essas classes se movimentam.

Esse ano é muito propício para estudos, e para aqueles que buscam a instrução, e nesta instrução um futuro, deverá se manter dentro de uma disciplina mais rígida, pois o ano de Oxóssi  condiz assim, entre a disciplina e a ciência para alcançar a fartura, nele nasce a vontade do entender, do saber e do crescer.

Com Oxum, que tem como personalidade a união, atuando no segundo semestre do ano, teremos um ano balanceado entre a paz e a guerra, e daí parte o grande ponto do ser humano, usar seu livre arbítrio para fazer sempre o bem e deixar que a luz entre em nossas vidas para que possamos terminar o ano ainda melhor, mesmo com a luta contra nossos erros que fará a natureza se defender. Com isso poderemos ter grandes perdas, devemos ser firmes em favor da paz para que não cresça mais um obstáculo em nossa caminhada este ano, ou seja a nossa própria ganância, tanto do poder quanto em relação a bens. Oxum preza pela vida em sociedade e vem atuar com grande força na auto–estima das pessoas, na prosperidade, na independência, na humildade e na caridade.

Os Erês são linhas em evidência para atuar ao lado de Oxum com a maternidade. Sendo assim, um ano agradável para mulheres que desejam engravidar.

A atuação da Pombagiras (entidades) será sustentada pelo Orixá Pombagira, sustentador do Mistério Divino, e terá maior intensidade no segundo semestre do ano ao lado de Oxum. As Pombagiras irão atuar no despertar do estímulo, do gosto pela vida, do “start” para levarmos avante os nossos esforços pela conquista de uma vida melhor, mais saudável e equilibrada, em todos os setores. Devemos tomar cuidado com falsas paixões, ou paixões explosivas, e com os desejos exacerbados.

Que Deus abençoe a nossa caminhada de união e que Pai Oxóssi e Mãe Oxum, assim como todos Orixás e todas as Entidades de Luz nos protejam por todo ano de 2017.

Que Assim seja!

 

Texto: Thayron Duarte

Fontes:

Oxum e Oxossi Serão os Orixás Regentes de 2017. Disponivel em: <http://baianojuvenal.blogspot.com.br/2016/11/orixas-regentes-em-2017-na-umbanda-oxum.html&gt;. Acesso em 09 de Dezembro de 2017.

Orixás Regentes em 2017 na Umbanda: Oxossi e Oxum. Disponível em: <http://umbandadejesus.blogspot.com.br/2016/09/2017-orixa-regente-e-planeta-regente.html&gt;. Acesso em 09 de Dezembro de 2017.

Orixás Regentes de 2017. Disponível em: <http://tefilhosdomar.org/index.php/2016/12/03/orixas-regente-de-2017/&gt;. Acesso em 09 de Dezembro de 2017.

Ilustração: Marcelo Moreno

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s